domingo, 2 de setembro de 2012

A discussão política com um eleitor de Adolfo Konder e a maquiagem fajuta do Governo Panisset, em Alcântara


Rua da Feira hoje à tarde: local onde aconteceu a discussão política


Queridos leitores, eu detesto discutir política em voz alta, em ambiente público, principalmente com pessoas leigas no assunto, mas hoje não tive como evitar uma calorosa discussão política com um feirante eleitor de Adolfo Konder: o meu espírito cidadão e o amor por São Gonçalo falaram mais alto!

Pois bem. Hoje à tarde decidi dar umas voltas pelo Centro do Alcântara em busca de inspiração para criar uma matéria jornalística.

Caminhando pela Rua João Caetano, mais conhecida como Rua da Feira, justamente por abrigar uma feira livre aos domingos, observei que uma ponte na localidade continua sem parapeito desde a época em que denunciei o descaso, no ano passado (ver AQUI).

Fiz a foto e continuei caminhando em direção ao calçadão da Rua Yolanda Saad Abuzaid. Pelo caminho avistei um feirante, com as mãos cheias de santinhos políticos, reclamando em voz alta do dinheiro gasto com esse tipo de publicidade pago com o dinheiro público.

Então comentei com ele que, infelizmente, essas coisas acontecem, mas que não devemos deixar de votar e disse para ele pesquisar bastante todos os candidatos.

Foi então que me respondeu que não iria pesquisar nada, pois já tinha escolhido o candidato dele: Adolfo Konder.

Eu disse que ele deveria pesquisar melhor o candidato da prefeita. E ressaltei que não só Konder, mas todos os candidatos.

Já com a voz alterada, o feirante disse que iria votar nele porque a prefeita Aparecida Panisset realizou grandes obras na cidade. Pedi, então, que me citasse uma grande obra.

“Ela asfaltou muitas ruas”, respondeu-me.

Disse-lhe que ela não fez mais que a obrigação dela, pois pagamos impostos para isso mesmo.

Ele não gostou da resposta e exaltado começou o velho blá blá blá de sempre e me questionou o que a Graça e Ezequiel fizeram.

Respondi-lhe que quem tem de buscar essa informação é ele e que os prefeitáveis têm sites. Afirmei também que não havia parado ali para falar de Graça Matos ou de qualquer outro prefeitável, não estou pedindo votos para ninguém, apenas peço para que as pessoas pesquisem todos os candidatos antes de votar. Que analisem tudo: biografia política, competência e o relacionamento verdadeiro de cada um com a cidade.

Para mim, o candidato que deseja governar São Gonçalo tem por obrigação conhecer muito bem a nossa cidade e, acima de tudo, jogar limpo com a população: não pode subestimar a nossa inteligência achando que somos idiotas!

O candidato Adolfo Konder ainda não pediu desculpas à população gonçalense pela mentira estaparfúdia que inventou: espalhando por ai que foi o responsável pela instalação da fábrica de sardinhas Coqueiro, em São Gonçalo. (ver AQUI)

Mas voltando a discussão política com o feirante, ao avistar a máquina fotográfica em minhas mãos, perguntou-me se eu era algum tipo de espião (risos). Respondi-lhe que sou jornalista e estava ali para registrar o abandono do Alcântara.

Sem argumentos, o cara começou a tentar me desqualificar como jornalista dizendo que eu deveria ter sido comprado pela oposição para falar mal do governo Panisset e do Konder.

Disse-lhe que não me vendo e que ele deveria me agradecer por ter um jornalista independente na cidade que mostre as falhas do governo.

Ressaltei que o meu compromisso é com a informação e com São Gonçalo. E que se ele realmente ama esta cidade de verdade que pesquise todos os candidatos e vote consciente!

Me despedi e fui embora, pois se insistisse na discussão seria o mesmo que jogar pérolas aos porcos.

Pois é, queridos leitores, peço o mesmo a vocês: pesquisem muito bem todos os candidatos e não siga o exemplo do homem acima.

Basta de ignorância política! Chegou a hora de os gonçalenses acordarem e valorizarem esta cidade de verdade!

Vamos votar conscientes!!!
 
A maquiagem urbana fajuta do Governo Panisset, em Alcântara



Como disse no texto acima, fui ao Centro do Alcântara hoje à tarde em busca de inspiração para uma matéria jornalística.

Pois bem. Ao avistar a ponte que já havia denunciado, no ano passado, sem parapeito, tive o insight de fazer uma nova matéria sobre o descaso que continua reinando em Alcântara.

É impressionante como essa vergonha continua imperando no bairro mais importante de São Gonçalo. No ano passado, fiz várias matérias denunciando o abandono do Alcântara (Veja uma AQUI)

Para impressionar os eleitores incautos, a Prefeitura fez agora uma pequena maquiagem urbana para inglês ver, porém, as imagens tenebrosas continuam visíveis a olhos nus.
Confiram as fotos do descaso registradas hoje, clicando AQUI



13 comentários:

  1. O que aconteceu contigo, constantemente tem acontecido comigo, só que não discuto e sim digo o que sei e peço para pessoa se inteirar mas na vida política, conhecer melhor os candidatos e os que estão por trás.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Mann,

      Eu não tenho o costume de me envolver em discussões políticas acaloradas nas ruas, principalmente com pessoas estranhas.

      Essa foi a primeira vez. E além do mais, respeito a opção dos eleitores. Cada um vota em quem quiser.

      Eu apenas disse que era para ele pesquisar mais sobre o candidato Adolfo Konder. Não só o prefeitável em questão, mas todos os outros.

      Mas ao tentar me desqualificar, imediatamente, o meu espírito cidadão se manifestou e o meu amor por São Gonçalo falou mais alto.

      Apesar de reconhecer agora que não deveria ter dado corda a tal discussão, vejo que o resultado foi positivo: acabei dando uma mini-palestra sobre a importância do voto consciente, em plena rua.

      Acredito que a repetição da frase “pesquisem, pesquisem e pesquisem todos os candidatos” deve estar martelando na cabeça daqueles que ouviram e participaram do debate.

      Excluir
  2. Boa tarde prezado Vagner,
    assim como você, procuro me abster de certas discussões,principalmente em nossa cidade. Acontece que o povo de São Gonçalo,infelizmente ainda é IGNORANTE, no sentido culto e perjorativo da palavra: acham que meia dúzia de asfaltos resolvem toda a turbulência de problemas que nossa cidade enfrenta. Sou graduanda em Arquitetura e Urbanismo, e me incomoda muitíssimo todo esse abandono. São calçadas destruídas, onde idosos e mães com carrinhos têm toda dificuldade de locomoção, falta de saneamento básico, falta de investimento na educação, dinheiro público desviado, rua sem policiamento, enfim,uma série de fatores que comprometem o avanço da cidade- e consequente preconceito vindo dos próprios moradores, culminando no afastamento e falta de interesse de empresários para investimentos. Ano passado fiquei intrigada com a permisssão e descaso da prefeita em relação à demolição de um casarão em Neves que fora o local de fundação da Umbanda no território gonçalense, a "tapagem" da Igreja São Pedro de Alcântara pelo Pátio Alcântara (visto que a praça fora vendida) e outros problemas que todos nós observamos a cada dia que passa...
    O povo brasileiro têm que aprender a pesquisar, a buscar a ficha limpa e noticiários dos prefeitáveis e vereadores que ministrarão por nada menos que 4 anos! É um absurdo no tempo em que vivemos, pessoas ainda serem tão tolas! Nós temos que buscar soluções até que apareça alguém com verdadeira intenção de melhorar o bairro, que é um grande potencial comercial,empresarial e residencial,que sofre pelo mal governo. E Viva São Gonçalo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Thaiad! Tudo bem?

      Este é um momento muito importante. Não podemos sair votando em qualquer um. Temos de pesquisar todos os candidatos.

      Não podemos também nos iludir com as imagens atraentes nos programas eleitorais. Enquanto, mostram alguns lugares reformados; outros, estão totalmente abandonados.

      Os gonçalenses precisam acordar do sono profundo e valorizar a sua terra.

      O Território Gonçalense não se cansará de lutar pelo engrandecimento de nossa cidade.

      Obrigado pela sua participação no blog!

      Abraço!

      E viva São Gonçalo!!!

      Excluir
  3. Pois é meu amigo...
    a candidata Graça mora ali na rua do cemitério de São Gonçalo há muitos e muitos anos, e teve que esperar o governo da Panisset para asfaltar a rua dela e todas as ruas próximas.

    O mínimo Graça não fez e não tem capacidade pra fazer, isso é fato.
    São Gonçalo é a segunda maior cidade do estado do Rio, e apresentar inúmeras dificuldades! Em 8 anos não da pra mudar tudo!

    Critico muito o governo da Panisset, mas adimito que ela foi a prefeita que fez mais!

    Além disso, O TRE está caçando a candidatura do Rafael do Gordo, pela lei da ficha suja, o vice de Graça. Dê uma pesquisada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Victor!

      O Blog Território Gonçalense não está apoiando a candidata Graça Matos para a Prefeitura de São Gonçalo.

      E é importante ressaltar que é o governo atual que tem de ser avaliado, justamente pelo fato de a prefeita Aparecida Panisset estar no poder há oito anos.

      Vale lembrar também que o governo que antecedeu o da prefeita Aparecida Panisset foi o do prefeito Henri Charles (2001 a 2004).

      O Território Gonçalense orienta aos eleitores a pesquisarem todos os candidatos profundamente: experiência, biografia política, verdadeiro relacionamento com o município e, acima de tudo, respeito pelos gonçalenses.

      Este é um momento muito importante. A nossa gente merece muito respeito!

      Obrigado pela sua participação no blog!

      Abraço!

      Excluir
  4. Eu sempre visito o seu blog, e o parabenizo por muitas cobertura,porém tenho que concordar com esse cidadão que você abordou.Infelizmente, caro amigo, suas reportagens não tem sido no sentido de "explorar" os pontos fortes e fracos de todos os prefeitáveis mas sim criticar a atual administração.Não estou aqui pra defender ninguém, em absoluto, mas apenas para lhe informar que ultimamente não o tenho considerado imparcial.
    Esta clara sua antipatia com o atual governo, e gostaria de te fazer uma pergunta: e se esse cidadão fosse adepto de outro candidato, teria feito as mesmas perguntas?
    A questão é,como você eu também moro em São Gonçalo desde que nasci e já passei por dois mandatos tando da Aparecida Panisset como do Dep. Ezequiel. Cabe a nós fazer um levantamento e comparação desses dois casos.O segundo(a) argumenta como se nunca tivesse tido oportunidades de administrar a cidade.Mas eu lembro, eu lembro dos dois.
    Seria interessante fazer um levantamento sobre os dois.
    Agradeço o espaço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sarah Scoponi!

      Não se trata de ter antipatia pelo atual governo. A questão é que a administração da prefeita Panisset é a vitrine pelo fato de ela estar no poder há oito anos.

      É o governo dela que tem de ser avaliado. Se é para fazer uma comparação temos de fazer é com o do prefeito Henri Charles (2001 a 2004), que a antecedeu.

      Com certeza a administração dele foi péssima. Reconheço que em vista do governo Charles, a prefeita Panisset realmente mudou um pouco o aspecto visual da cidade, porém, em outras áreas deixou muito, mas muito a desejar mesmo!

      As áreas da saúde, educação, transporte, cultura, lazer, saneamento básico, entre outras, não tiveram um salto qualitativo.

      A administração da prefeita Panisset foi a que mais recebeu verbas dos governos estadual e federal e, no entanto, não avançamos em nada.

      Infelizmente, São Gonçalo continua sendo considerado o “patinho feio” de sempre. As impressões que as pessoas de fora têm da cidade ainda são as piores possíveis.

      É impressionante como temos vocação para produzir fatos negativos: a mídia impressa, televisionada e virtual não para de noticiar coisas ruins a nosso respeito.

      Só falta agora o candidato governista dizer que a mídia conspira contra São Gonçalo. (risos)

      Quanto ao candidato Adolfo Konder, sinceramente, não tenho absolutamente nada contra ele, mas o fato de ele começar a campanha mentindo tirou a credibilidade de seu discurso.

      Enquanto ele não declarar que mora realmente no Rio de Janeiro e pedir desculpas pela mentira estapafúrdia que espalhou pela cidade, afirmando que foi o responsável pela instalação da fábrica Coqueiro, no município, será difícil para ele passar credibilidade para o eleitorado.

      Ainda está em tempo de ele jogar limpo com a população gonçalense.

      Se ele pretende governar São Gonçalo não pode continuar de forma alguma considerando os gonçalenses como pessoas ignorantes, idiotas, imbecis, trouxas, zé ruelas...

      Ele tem de pedir desculpas pela má impressão que causou.

      Em tempo: o blog não pede votos para a prefeitável Graça Matos. O Território Gonçalense apenas orienta os eleitores a pesquisarem todos os candidatos.

      Obrigado pela sua participação aqui no blog!

      Abraço!

      Vagner Rosa

      Excluir
  5. Bom dia, em relação a veriador já escolhi o meu candido que está se candidatando pela primeira vez, mas vejo vários candidos a veriadores (alguns tentando reeleição), que torço para não serem eleitos...
    Ainda tem o fato que a maioria dos veriadores sendo do partido do prefeito eleito, será péssimo para a nossa cidade.
    Mas falando em prefeito, eu particularmente vou anular o meu voto, a Aparecida com certeza fez muito mais que Ezequiel, Charle,e Bravo, que foram os antigos prefeitos, mas mesmo assim administração estilo CESAR MAIA (obras pra enfeitar a cidade) não me agrada. Por isso nao voto no KONDER.
    GRAÇA MATTOS, Deus me livre!!! a única diferença é o apoio do Governo EStadual, mas mesmo assim chega da administração estilo Ezequiel, que foi um atraso para a cidade. Além disso o seu vice Rafael do Gordo é mais ficha suja que papel higienico usado. Por falar em Gordo é muita idiotice dos gonçalense reeleger esse senhor EDUARDO GORDO, e qualquer um que seja apoio por ele. Esse senhor é corruptor, canalha, compra votos de eleitores, e oferece consegue esvaziar a camara municipal durante a votaçaõ de projetos ou leis que não é de interesse do seu grupo, ou seja, também compra os veriadores.
    ALICE também não voto, é um fantoche que em toda eleição municipal aparece por aqui. Ela diz que não é casada com empresário de ônibus, que mora perto do clube maua, que tem escritório em cima do FErreirinha que aberto a população, mas mesmo assim não ganha meu voto. Não tem conhecimento da nossa cidade, dos problemas e necessidades reais.
    NEILTOM MOLIM é está sendo comandado pelo SENHOR GAROTINHO. A familia GAROTINHO esteve 8 anos no governo do estado, é foi um governo horrível. Não sei como o a cidade de CAmpos idolatra essa familia GAROTINHO, eles já deviam ser proibidos de se candidatar, pois sempre compraram votos em Campos.
    OS DEMAIS CANDIDATOS eu não pesquisei profundamente por isso não vou mencionar nada. Mas O MEU VOTO PARA PREFEITO SERÁ ANULADO!!!

    OBS: política é uma merda mesmo!!! vejam que na cidade do Rio de Janeiro a familia GAROTINHO (CANDIDATA A VICE PREFEITO) está com a familia CESAR MAIA (RODRIGO MAIA CANDIDATO A PREFEITO). QUEM DIRIA... UM DIA ADVERSÁRIOS POLÍTICOS, E AGORA ANDAM DE MAÕZINHA DADAS...

    ResponderExcluir
  6. Caro Blogueiro, temos que ser ponderadores ao observarmos as questões principalmente as que envolvem Alcântara.
    Vamos por pontos:
    1. - A sujeira: Quase todo o dia é feita coleta de lixo no Alcântara, sou morador de uma localidade próxima e passo por Alcântara com certa frequência. e observo os varredores, o problema é que o comércio de Alcântara continua com ambulantes durante toda a noite, ou seja se recolhe o lixo comercial a noite e se produz novo lixo durante toda a noite.
    2.- Camelos: a muito se perdeu com os camelos o condão social, ou seja, deixou de ser um desempregado que aufere o sustento de sua família com o comércio informal, o que predomina hoje no Alcântara no tocante aos camelos é a mesma da vans, qual seja, uma pessoa mais abastada possui 2, 3 as vezes 4 barracas em "emprega" informalmente outros sem os devidos recolhimentos trabalhistas.
    3.- Transporte: Hoje é impossível andar de carro em Alcântara, quiçá de ônibus, o transito esta caótico em 90% das cidades metropolitanas do Brasil, São Gonçalo não seria diferente. Neste diapasão não há como criar mais linhas de ônibus ou por mais carros sem dificultar ainda mais o transito.
    4.-quanto a maquiagem, até concordo com o tema nas pinturas, enfeites, e colocação de luminárias pois é simples barata e visual, ou seja dá votos, mas é um cultura nacional e bem antiga, que funciona até hoje. Mas a atual prefeita até que fez um trabalho razoável, o melhorou a urbanística municipal. Até pq, o asfalto que colocara na minha rua, por exemplo, tem cerca de 9 cm de espessura, não é tão eleitoral assim convenhamos. E sem querer acabou por melhorar o transito, pois quem está de carro foge para as ruas secundárias aliviando o transito pela via principal.
    Amigo, só pra tentar esclarecer, não sou tão a favor de candidato A ou B, mas tenho que me conformar que nos últimos anos, sou obrigado a admitir que quem mais faz por São Gonçalo foi a atual prefeita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Anônimo, a sua observação só vem a confirmar que os serviços sob a responsabilidade da Prefeitura deixam muito a desejar em relação à organização e fiscalização.

      Limpeza urbana – responsabilidade da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo

      Camelôs – responsabilidade da Subsecretaria de Fiscalização de Posturas, Patrimônio e Publicidade

      Transportes – responsabilidade da Secretaria Municipal de Transportes

      Sobre a questão da maquiagem, é evidente o interesse eleitoral.

      Agora, se você acha que a prefeita Aparecida Panisset foi quem mais fez por São Gonçalo, essa é a sua opinião e vou respeitar.

      Porém, temos de ser honestos para analisarmos os contextos.

      Nos períodos das administrações municipais dos últimos 40 anos não existiam o Comperj, a economia do país não era estável e São Gonçalo não recebia verbas milionárias dos governos estadual e federal. E mesmo assim os prefeitos anteriores conseguiram fazer alguma coisa por São Gonçalo usando as pequenas receitas da Prefeitura.

      Já a prefeita Aparecida Panisset pegou a bonança: economia brasileira em alta, recursos milionários dos governos estadual e federal e a instalação do Comperj, em Itaboraí, que acabou trazendo ares de progresso para São Gonçalo.

      Mas o que frustra milhares de gonçalenses é que com toda essa bonança, a administração do Governo Panisset não conseguiu dar um salto qualitativo em nenhuma área.

      Infelizmente, temos péssimos indicadores sociais em todas as áreas, principalmente Saúde e Educação.

      Com a quantidade de verbas milionárias que o município recebeu durante o Governo Panisset, sem dúvida alguma, era para São Gonçalo ter melhorado a qualidade em diversos serviços.

      A pergunta que não quer calar é: por que os serviços em São Gonçalo continuam péssimos mesmo depois de ter passado por um período de vacas gordas? O que aconteceu para continuarmos tão atrasados?

      Ficar satisfeito com pavimentações de ruas (mais do que obrigação de qualquer prefeito) é contentar-se com pouco.

      Já passou da hora de a população de São Gonçalo pensar grande!

      Obrigado pela sua participação no blog.
      Grande abraço,

      Vagner Rosa

      Excluir
  7. Prezados,

    Nasci em São Gonçalo e morei por 24 anos. Me desculpem, mas nunca vi São Gonçalo dessa forma. Nunca vi uma cidade evoluir... e São Gonçalo evoluíu.

    Pensem, realmente nos candidatos... mas, por favor, a história da Graça/Ezequiel todos já conhecem. Só ver o que Ezequiel fez de importante no mandato dele... Pois é... nada! Nem pracinhas, nem asfaltos, nem maquiagem.

    Agora pensem novamente... peloooo menos, a Panisset fez algo. Sim, é obrigação dela. Mas os outros também tinham essa obrigação e não fizeram absolutamente nada.

    Esse blog é muito bacana... acho legal a gente poder "discutir" as idéias numa boa... mas é oposicionista e nem sequer tenta mostrar algo bom da ex-prefeita.

    Ótima eleição à todos... e lembrem-se que sua decisão não dá direito ä arrependimento. Então, sejam conscientes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Thiago Silva

      O blog não é oposicionista, mas entendemos que é o Governo Panisset que tem de ser avaliado. Afinal, é o que está no poder há oito anos.

      Não temos nada contra pracinhas ou pavimentações, porém, os péssimos indicadores sociais nas áreas da Saúde, Educação, Saneamento Básico e a falta de investimentos em outras áreas mostram que infelizmente a nossa cidade não evoluiu, mas, sim, regrediu.

      É lamentável essa situação, pois São Gonçalo nunca antes recebeu tantos recursos dos governos estadual e federal como no período do Governo Panisset e, no entanto, não avançamos.

      Continuamos sendo o “patinho feio” da região metropolitana do Rio de Janeiro. As notícias negativas que saem sobre a nossa cidade na mídia comprovam essa triste realidade.

      Sendo assim, diante desse fato, somos a favor da alternância de poder.

      Mas não influenciamos o voto de ninguém. Não pedimos para votar em nenhum candidato. Quem vai decidir é o eleitor. Apenas orientamos aos eleitores sobre a importância de eles pesquisarem primeiro todos os candidatos e somente depois decidirem em quem votar.

      Obrigado pela sua participação!

      Grande abraço!

      Vagner Rosa

      Excluir